Nesta quinta-feira (30/01), inicia a Bienal da União dos Estudantes (UNE), em Recife e Olinda. O maior festival estudantil da América Latina promete atrair de 10 a 15 mil pessoas para a edição pernambucana.
A vereadora do Recife, Kari Santos, foi convidada pela UNE para participar do painel que abordou o tema: Internet, Liberdade de Imprensa e Redes no Brasil.
Comunicadora popular e influenciadora política, com mais de 600 mil seguidores no somatório de suas redes sociais, Kari se tornou referência para estudantes de todo o Brasil, ao se eleger a vereadora mais jovem do seu partido (PT) na capital pernambucana, já em sua primeira candidatura.
A mesa mediada por Bianca Borges da UNE, foi composta pelo comunicador Gustavo Gaiofato e os deputados federais Túlio Gadelha e Orlando Silva; Kari Santos falou sobre a sua experiência enquanto comunicadora e militante social e abordou a regulamentação da internet como ponto de partida para o combate efetivo das fake news.
“O nosso cotidiano é pautado pela comunicação, e essa comunicação vem sendo utilizada como uma arma pela extrema direita, através da propagação de fake News, o que colaborou para que Bolsonaro fosse eleito presidente. Temos que ficar atentos a todo tempo para desmistificar e passar a verdade dos fatos e da história, pois, a mentira tem elegido presidentes pelo mundo”, disse a vereadora.
Kari defende a regulamentação da internet no combate à fake news. “Liberdade de expressão não é propagação de fakes nem discurso de ódio. O que é crime aqui fora também é crime nas redes”, afirmou.