Coluna Opinião – por Remir Freire: A reforma administrativa de Rodrigo Pinheiro

Na última semana, tive a oportunidade de conversar com o prefeito de Caruaru Rodrigo Pinheiro, durante participação no Mesa Redonda. Rodrigo anunciou seu secretariado e a reforma que fará para a gestão que se inicia nos próximos dias. A reforma administrativa, segundo o gestor, tem o objetivo de reorganizar a estrutura da prefeitura, e atender novas demandas, já que a última foi realizada há oito anos.

É verdade, de 2017 pra cá algumas necessidades passaram a existir, mas adiciono a essa matemática, a importância do prefeito ter uma estrutura que seja mais a “sua cara”. Rodrigo chega em 2025 com um mandato pra chamar de seu, depois de uma vitória com V maiúsculo nas últimas eleições. O prefeito reeleito, quer e precisa mostrar independência e dar o tom do modelo de gestão que fará nos próximos anos.

Pra isso, algumas mudanças se fizeram necessárias e outros espaços passarão a ser compostos por nomes de confiança, fortalecendo o “núcleo duro” do prefeito.

Seu braço direito será, inevitavelmente, Dayse Silva. Vice prefeita eleita e diplomada, Dayse teve papel importante na campanha e nem precisou virar o ano pra assumir um papel de titularidade, não apenas de sombra, de Rodrigo. Dayse o representou em vários momentos durante a licença médica do prefeito. Também participou de entrevistas e mostrou identidade própria. Ela terá um papel importante na gestão, com um gabinete próximo, e uma relação de confiança que deve se estreitar ainda mais. Por hora, nada de vice ser figurativa não!

Outro nome que chamo atenção é o do Anderson Luiz. Cotado para ser candidato a vice prefeito nas últimas eleições, Anderson é um fiel escudeiro de Rodrigo e mostrou isso em vários momentos. Também mostrou uma alta capacidade de diálogo e de compreensão do cenário político. Não a toa foi um articulador de primeira divisão na montagem de chapas do legislativo, elegendo diversos vereadores para o grupo. Vai ter uma missão difícil de coordenar a área política, com a secretaria de Articulação Política. Vale lembrar que a oposição na Câmara Municipal será forte, e o prefeito vai precisar de retaguarda! Anderson será posto em desafio!

Thiago Azevedo, será alçado a secretário de comunicação, agora com status de primeiro escalão, coroando o trabalho de fortalecimento da comunicação pública que leva sua identidade de gestão. Se destaca nesse processo a criação de uma emissora de tv pública, filiada a Empresa Brasil de Comunicação, que logo estará no ar. Thiago vai ter o desafio de gerir um orçamento próprio e atender as demandas dos veículos (incluindo financeiras).

Falo ainda de Jaime Anselmo. De fácil diálogo e entrada no meio empresarial de Caruaru, Jaime foi um acerto da gestão como secretário executivo. Mais maduro na gestão pública, fará um trabalho de titular, aproximando a prefeitura do setor privado, e gerando desenvolvimento por meio de parcerias com o Governo do Estado.

Destaco ainda Luana Marabuco, outra que teve um papel eleitoral importante nas composições das candidaturas femininas, além de ter feito um trabalho na secretaria da Mulher, que lhe credenciaria a qualquer cargo, mesmo que tenha sido mantida no mesmo. Terá mais força na gestão?

Poderia ter sido melhor:
Adiciono nessa análise o nome de Pedro Augusto. Como secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Economia Criativa, faltou a Pedro mais articulação com o meio empresarial. Nome de confiança do prefeito, tendo inclusive assumido o PSDB em Caruaru, Pedro tem nova chance tendo um papel importante de buscar recursos junto a Brasília, por meio da secretaria de Projetos Especiais.

Lino Portela deixa a secretaria de Governo sem ser unanimidade nos bastidores. Seguirá com papel de prestígio como assessor especial, nova função anunciada. Mas vai ter que mostrar mais trabalho!

A conferir:
• A nova secretária de saúde Nadja Kelly, foi “importada” de São Caetano e tem a missão de resolver gargalos deixados pelo ex secretário e algumas questões da pasta, incluindo a infraestrutura da rede.

• Asecretaria de governo ficará com Gilvan Calado. Nome a se observar!

• Andrews Melo, terá a missão de gerir o maior plano de calçamento de ruas de Caruaru, com o caixa cheio (R$ 75 milhões do empréstimo). Não vai faltar dinheiro! Mas vai ser cobrado por obras que sejam principalmente, estruturadoras.

• Renato Lyra, defensor da causa animal, será o primeiro a ter a “caneta do executivo na mão” para realização de políticas
públicas na área. Pesa deixar a Câmara antes mesmo de “assumir”. Vai ter ainda Fagner Fernandes no seu “pé” com uma oposição forte no legislativo.

• Vital Florêncio, aposta que deu certo na estrutura administrativa, terá o desafio de uma pasta complexa. Manoel Norato recebeu inúmeras críticas da falta de atenção de serviços básicos na cidade.

Deu pra notar que algumas são apostas, outros são reconhecimentos óbvios pelos apoios. Em resumo, acredito que esse secretariado é sim, a cara da gestão Rodrigo, e tem muito pra dar certo. A receita tá pronta: tempo + confiança + espaço.

Remir Freire é jornalista e apresentador do programa Find’Papo na Rádio Cultura do Nordeste

plugins premium WordPress