Correndo contra o tempo? – Coluna Opinião por Remir Freire

O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, começou a nova gestão acelerado. A razão? Explico abaixo!
Somente nessa semana, apresentou o plano com as metas dos 100 primeiros dias de governo, esteve no Palácio do Governo com a governadora Raquel Lyra e participou de reunião com a principal entidade comercial de Caruaru, a Acic.

Há quem diga no governo, que Rodrigo tem pressionado para que grandes entregas sejam realizadas ainda nesse semestre! O objetivo? Imprimir a marca da gestão!

Vale lembrar que Rodrigo foi eleito em 2016 e 2020 como vice prefeito, e somente em 2022 assumiu de fato como chefe do executivo. É claro que nesses dois anos e oito meses, o prefeito tentou dar sua marca a gestão, mas agora é notório que a busca é pra ter várias marcas impressas como gestor.

Falando sobre as agendas. O plano dos 100 dias é bem ambicioso em algumas áreas. Como por exemplo, a implantação de um escritório em Brasília e a implantação de uma TV pública. O secretário de Projetos Especiais
Pedro Augusto, foi escalado pelo prefeito para ao lado da secretária de Captação de Recursos, Mayara Soares, buscar meios de trazer mais recursos pra o município. Vale lembrar que esse foi um tema trazido pelos seus opositores, a suposta falta de prestígio na capital federal. Se a crítica era justa ou não, vai deixar de importar, se o escritório conseguir ser um referencial de bom trânsito entre os deputados, e resultar no envio de emendas para Caruaru.

Quanto a TV, impossível eu não pincelar minha opinião. Sou um defensor da comunicação também como política pública, e é isso que a ideia propõe.
O processo é liderado pelo secretário de Comunicação Thiago Azevedo e a executiva Elessandra Melo. Ambos trabalham para criar uma emissora que gerará entretenimento, dará espaço para a cultura e história local e que será um espaço de divulgação das ações e serviços do governo, como forma de transparência para a população. Desejo sucesso a PrefTV!

Voltando as agendas de Rodrigo. O encontro com Raquel Lyra mostrou que a sintonia entre os gestores, tanto defendida no período eleitoral, tende a ser frutífera! Rodrigo buscou o diálogo pra estreitar os laços e apresentar as demandas desse primeiro momento. Entre elas a de melhorias no abastecimento de água, além de pedidos de modernização do Aeroporto Oscar Laranjeiras.

Por fim, Rodrigo prestigiou o bom diálogo com os setores comerciais da cidade, ao participar do almoço na Acic. Ele sabe a importância de manter o setor privado como parceiro, principalmente com uma Acic fortalecida, sendo conduzida pelo empresário Clauston Pacas.

Bom, em linhas gerais, avalio que o prefeito tende a pressionar ainda mais a equipe em busca de resultados. Faz parte do jogo! Quer dar uma “satisfação” aos votos recebidos. Ganha a população, que muitas vezes critica os gestores pelas entregas acontecerem apenas em anos eleitorais.

Rodrigo acerta nesse processo. Quer manter a avaliação em altos patamares já nesse primeiro ano. Se tiver sucesso nas entregas nos primeiros 100 dias, sai bem!
Caso não, jogará pressão para sua gestão, prato cheio para a oposição na Câmara de Vereadores de Caruaru.

Escrito por Remir Freire; jornalista e apresentador do programa Find’Papo na Rádio Cultura do Nordeste

plugins premium WordPress