O Janeiro Branco é uma oportunidade de reflexão sobre a nossa saúde emocional. Esse movimento nos convida a repensar como estamos lidando com nossos sentimentos, como estamos cuidando da nossa mente e se estamos dando a devida atenção às questões emocionais.
Por ainda se tratar de um tabu, a saúde mental acaba sendo inviabilizada e deixada em segundo plano por alguns. Contudo, sabe-se das grandes consequências que essa atitude pode acarretar para o bem-estar e qualidade de vida do indivíduo.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde mental é tão importante quanto a saúde física e é fundamental para o bem-estar geral. Entretanto, ainda há um grande estigma em torno do tema. Muitas pessoas evitam procurar ajuda por medo de serem julgadas ou de serem vistas como “fracas”. Isso acaba dificultando a busca por apoio psicológico, o que pode resultar no agravamento de problemas emocionais.
Desta forma, o movimento do Janeiro Branco, surge com o objetivo de reduzir esse estigma, incentivar o diálogo aberto e estimular a população a procurar auxílio quando necessário. Além disso, o movimento enfatiza a importância da prevenção, como práticas diárias de autocuidado, o estabelecimento de limites saudáveis e a construção de um ambiente emocional equilibrado.
A saúde mental, para além da questão psicológica, está intimamente ligada à realização de exercícios físicos, manter uma alimentação equilibrada e buscar momentos de descanso e lazer. Afinal, no mundo acelerado em que nossa sociedade se encontra atualmente, dedicar um espaço na rotina para desacelerar tornou-se uma tarefa desafiadora e rara de se fazer.
Por isso, aproveite este mês para refletir sobre o seu bem-estar emocional, buscar apoio se necessário e, acima de tudo, lembrar que a saúde mental deve ser priorizada de forma integral e consciente, durante todo o ano, não apenas em janeiro.
Se você sente que está passando por dificuldades, não hesite em procurar ajuda profissional. O diálogo aberto, a escuta atenta e o cuidado com as emoções são fundamentais para vivermos de forma mais equilibrada e saudável. A sua mente também merece cuidado e atenção, assim como as outras áreas da sua vida.
A saúde mental é uma prioridade e o Janeiro Branco é apenas o início de uma jornada de autocuidado e conscientização.
Por Vitória Honorato – Psicóloga Clínica (CRP: 02/29136) da Clínica Hamovi em Caruaru