Mercado reage ao novo arcabouço fiscal

Foi divulgada hoje uma pesquisa com 105 agentes do mercado (economistas e investidores) que avaliaram de forma negativa as novas medidas fiscais do governo Brasileiro. 

A pesquisa feita pelo Genial/Quaest que foi divulgada nesta quarta-feira (04). Onde apresentou que apenas 3% dos agentes econômicos veem de forma positiva a gestão do governo Lula, e 7% veem como regular. Apontando que 90% analisam negativamente a gestão.

A taxação dos super ricos, o impedimento do incentivos fiscais em caso de déficit além da conturbada relação do governo federal com o capital estrangeiro; motivaram essa percepção negativa por parte do mercado. 

Na Noruega, por exemplo, o governo teve uma tentativa de aumentar a arrecadação taxando os super ricos, e muitos desses migraram para outros países, buscando novos paraísos fiscais. Onde no final das contas, em vez de aumentar, diminuiu a arrecadação com essa ‘evasão’ dos super ricos.

A equipe econômica visa equilibrar as contas, porém baseado em um princípio base “Intervenção” durante o discurso de Haddad era possível notar com tais falas “Justiça tributária […] redistribuição de renda”, “Aperfeiçoar os mecanismos de controle” e “Quem ganha mais, deve contribuir mais”. E que muitas vezes tenta resolver certo problemas da economia com a intervenção direta do Estado, causando um desagrado nos setores da economia.

 

plugins premium WordPress