Meu ponto. por Remir Freire – Um novo tempo da comunicação de Caruaru

Caruaru vivencia um momento único na comunicação pública, já tendo duas tvs em operação, passará em 2025 a contar com mais um canal público! Mas qual a importância de tudo isso?

A Comunicação deve ser vista também como política pública. Os investimentos em áreas como educação e saúde, permitem que a população tenha acesso a serviços, que o setor privado, por N motivos, fará com outro objetivo, principalmente o financeiro. A Comunicação Pública deve existir, ser fortalecida e fazer um trabalho imprescindível ao desenvolvimento social, cultural e regional das cidades, logo deve também ser tratada como política pública permanente.

Em Caruaru, existem em atividade na TV aberta a TV Pernambuco e TV Câmara. E passará a ter em breve a exibição da Preftv. 

TV Pernambuco

Marca a história da comunicação pernambucana, tendo sido a primeira emissora geradora do interior do Estado. A TV Pernambuco foi criada em 1984. Já foi espaço de apresentação de grandes artistas nacionais, como Reginaldo Rossi, que tinha um programa na TV. Depois de anos de abandono e falta de investimentos, a TV se reergueu nos últimos dois anos, tendo recebido investimentos, remodelado a programação, feito grandes coberturas.

Sob liderança do presidente da Empresa Pernambuco de Comunicação, responsável pela TV PE, Fúlvio Wagner, a emissora estadual, pertencente ao Governo do Estado, saiu do marasmo e voltou ao protagonismo da comunicação. Isso ficou claro principalmente na cobertura dos eventos, começando pela ampliação da transmissão do Carnaval 2024, porém ainda mais na cobertura do São João e o Festival Pernambuco Meu País, onde figurou como a emissora oficial. Tais transmissões elevaram o patamar da TV, voltaram a criar identidade com o público, e tiveram resultados significativos, ao ponto de deixar emissoras comerciais locais a “ver navios”.

O crescimento da TV Pernambuco foi tanto, com reformas administrativas, físicas e de linha editorial, que fizeram o mercado de comunicação voltar a colocar a emissora no radar. Esse destaque também ganhou cenários nacionais, e fez a TV do Estado voltar a ser destaque na exibição de conteúdos das duas redes que faz parte (TV Brasil/TV Cultura). 

O momento não poderia ser melhor. Uma programação cultural rica, um jornalismo de serviço e transparência fortalecido, o futuro espera ainda mais! A EPC passa por um processo de ampliação do sinal, e, segundo o presidente da Empresa, pode ter a cobertura de sinal ultrapassando a marca de 100 cidades pernambucanas, tornando-se a maior cobertura do Estado. Vale ressaltar que tal feito é resultado do compromisso da governadora Raquel Lyra com a comunicação pública.

TV Câmara

A TV Câmara de Caruaru é uma TV legislativa, criada em 2020, também cumpre o papel importante e democrático que uma emissora pública deve ter. Prova disso são as transmissões de sessões plenárias e de audiências públicas, que permitem o telespectador a ter acesso ao andamento de projetos, cobranças e fiscalizações dos vereadores. 

É outro papel da comunicação pública, informar, no sentido da transparência, as ações do poder público. A emissora também atinge variados públicos a partir das exibições em redes sociais. A coordenação fica a cargo da renomada jornalista e superintendente da Câmara, Risoní Santos.

A caçula de Caruaru

A nova emissora da cidade tem nome, marca e já está em funcionamento, falta apenas chegar às telinhas abertas, o que deve acontecer nos próximos meses. Se trata da PrefTV, que como o nome sugere, é uma emissora da prefeitura de Caruaru, que surge para fortalecer os canais de divulgação das ações municipais, também como forma de dar transparência aos trabalhos do poder executivo local.

A Preftv tem coordenação dos secretários de comunicação Thiago Azevedo e Elessandra Melo (executiva) e já começa grande. Hoje a exibição dos conteúdos é via Youtube, mas a emissora já exibe conteúdos diários na sua rede, a TV Brasil, e de forma recorrente é usada como case de sucesso nos eventos da Empresa Brasil de Comunicação, usando o exemplo da transmissão das festas juninas de Caruaru em 2024.

O programa de esportes, PreftvSports, comandado pelo jornalista Artur Lucena dá o tom do nível de qualidade que a emissora deve ter ao chegar nas telinhas com os demais programas e conteúdos que já estão em gravação de pilotos.

Os profissionais que fazem parte da equipe também são um ponto a parte. A Pref TV conseguiu reunir um time, que deixa qualquer emissora local com inveja. E não houve qualquer acanhamento ou cerimônia de profissionais que atuavam em emissoras de grande rede da cidade, para abandonarem seus cargos e se alçarem na nova proposta da Preftv.

E o futuro?

O que fica claro é que Caruaru vive um momento próspero para a comunicação de forma geral, incluindo a comunicação pública! Elevou o nível da programação e dos conteúdos e tornou a comunicação pública competitiva, fazendo frente à emissoras comerciais locais. Tal avanço não pode ser visto como declínio da comunicação comercial, muito menos uma guerra entre os dois modelos de comunicação. Mas é salutar que a concorrência exista, gere qualidade nos conteúdos, dê mais opções para o mercado, respeite os espaços e objetivos sociais de cada um.

Há espaço para ambas comunicações, e a boa notícia é que Caruaru, que já é exemplo de desenvolvimento regional no país, passa também a ser exemplo de comunicação pública no Brasil.

plugins premium WordPress